Peão do município recebe reconhecimento do MTG

0

 

Durante os anos de 2016 e 2017, o caçapavano Lucas Mota representou o município como peão tradicionalista da cidade. Neste período ele realizou algumas atividades que valorizaram a cultura gaúcha em suas diversas formas como artística, cultural e campeira. Estas ações culminaram no reconhecimento como Personalidade Destaque Voluntariado do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com ações desenvolvidas na área artística e cultural. A premiação foi entregue em São Gabriel, na sexta-feira, 1º de dezembro.

Mota, que já atuou em diversas atividades tradicionalistas inclusive em CTG’s e entidades fora do Rio Grande do Sul nos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, desenvolve o projeto “Tche Aprochega” que tem como objetivo a busca de valorização da cultura gaúcha e identidade regional através de ações participativas, principalmente dos jovens da rede municipal de ensino. “Essa proposta tem como foco norteador a descentralização das promoções culturais, para que assim possamos promover espaços de manifestação cultural muitas vezes disponíveis a poucas pessoas seja pelo cerceamento financeiro ou realidade social”, explica. As ações contam com o auxílio das prendas do município em iniciativas culturais, de liderança e interesse pelo estudo e pesquisa de história, tradição e folclore gaúcho.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Educação e Universidades foram realizadas oficinas nas escolas, contemplando dança de salão, declamação, música, instrumentação e também rodas de chimarrão. Além disso foi desenvolvida a formação de polos multiplicadores nas escolas (DTG’s).

Entre as principais atividades desenvolvidas pelo peão do município, destacam-se: foi membro da comissão avaliadora do ENART de 2017; realizou a oficina na ronda cultural da semana farroupilha 2016 nos CTG’s Sentinela do Forte e Clareira da Mata; palestrou em São Miguel das Missões sobre indumentária e cultura gaúcha; palestras em escolas de Caçapava do Sul; organizador das competições tradicionalistas CONATI e Forte em Dança; avaliador do concurso de Prendas e Peões da cidade de Lavras do Sul; curso de avaliador de Danças tradicionais Gaúchas – MTG, entre outras.

Na sessão plenária de terça-feira, 5 de dezembro, os vereadores Mariano Teixeira e Silvio Tondo fizeram uma moção congratulatória devido a importância do trabalho que Lucas vem realizando em prol do tradicionalismo.

 

Por Carol Petrin – MTE 17.708/RS

Deixe seu comentario

Comentários desativados.