Época de movimento nos cemitérios

0

Mutirões de limpeza antecedem o Dia de Finados

O dia 2 de novembro é dedicado aos entes queridos que já partiram. Um misto de saudade, lembranças e reflexões no dia de finados leva muitas pessoas aos cemitérios. Com flores e velas a data é voltada para homenagear aqueles que já morreram, e, mesmo sendo uma data triste por trazer lembranças de uma pessoa amada, exalta a vida através das lembranças.

Psicólogos afirmam que o Dia de Finados tem tudo a ver com a vida, pois celebrar a data não pode ser apenas um sentimento de saudade, de lamento, é um dia para reflexão, um compromisso com a realidade concreta da vida. É lembrar-se dos que já se foram, como história, valorizando e agradecendo pelo que se é, o que se conquistou, e o que ainda se tem a cumprir a cada dia.

A movimentação nos cemitérios iniciou antes da data. Famílias vão até as capelas para limpar e organizar, junto disso, a Prefeitura também realizou um mutirão de limpeza, destinando equipes da Secretaria de Obras para arrumar os locais e seus entornos.

Na segunda-feira (30), a reportagem do Jornal do Pampa esteve no Cemitério das Catacumbas e no Municipal para acompanhar os mutirões de limpeza. “Venho mais de uma vez no ano, para manter o lugar em ordem”, afirmou José Paulo Correia Costa, durante a limpeza em uma capela no Cemitério das Catacumbas.

“Este ano, a conservação do cemitério está muito melhor. Ano passado estava horrível. Tenho o hábito de vir muito mais que uma vez no ano, chego a vir uma vez no mês para deixar tudo limpo”, afirmou Iná Ávila Bum.

“No meu espaço, quem cuida sou eu. Todos os anos limpo e pinto e também cuido da limpeza da volta da minha capela, junto a sujeira coloco, em sacolas e levo para a lixeira na minha casa. Venho sempre nesta época para limpar e organizar”, comentou Gilda Bairros Gonçalves.

“Venho várias vezes durante o ano para limpar. Sempre antecipo a limpeza  e já tiro o dia para lembrar de quem já partiu. Deixo tudo em ordem, já trago as flores e acendo uma vela”, disse Gorete Albarnaz.

No Cemitério Municipal, a segunda-feira, também foi de movimento, muitas pessoas limpando e pintando capelas. “Faço uma limpeza duas vezes no ano, mas é uma pena que estragam as coisas. Quebram tudo. Já nem chaveio mais a porta e não deixo nada dentro. Hoje está tudo muito caro. No dia de finados gosto de passar um tempo na capela também”, comentou Ziara Linhares Rodrigues.

“Aprendi com os meus pais e sigo fazendo, nós vínhamos do interior para cuidar da capela. Todo ano venho limpar e pintar. Também deixo flores encomendadas e no dia de finados passo o dia no cemitério”, afirmou Terezinha Noemia.1

 

Cemitérios recebem melhorias para Dia de Finados

Os Cemitérios das Catacumbas e Municipal estão recebendo melhorias dentro e fora, pela Secretaria de Obras, devido o Feriado de Finados, na próxima quinta-feira (02).

Troca de lâmpadas, roçada e limpeza, pintura de muro (Municipal) e patrolamento no acesso interno (Catacumbas) são algumas destas intervenções realizadas pelas Obras, além de melhorias de acesso de veículos e pedestres nas proximidades.

A Secretaria de Obras informou que também está realizando a limpeza e manutenção do Cemitério das Minas do Camaquã, e que fez ações de patrolamento e encascalhamento nas estradas do interior que dão acessos a cemitérios particulares como Cemitério da Barbosa (Pinheiros), dos Vargas, da Cruz, Picada Grande, Frigorífico, Boa Vista e Viação, onde deve ser grande o tráfego de veículos nesta quinta.

Deixe seu comentario

Comentários desativados.